Hoje estaremos abordando um tema que envolve questões de licenciamento para ambientes Oracle. Como deve ser de conhecimento da maioria as features Diagnostic Pack e Tuning Pack lançadas na versão 10g, são features Enterprise Edition e são options pagas separadamente.
Acontece que ao realizar a instalação do produto, não existe a opção de desmarcar essa feature de forma intuitiva (check box, por exemplo). Ela é controlada a partir da versão 11g, através do parâmetro CONTROL_MANAGEMENT_PACK_ACCESS, que de acordo com a documentação tem como valor default DIAGNOSTIC+TUNING para versões Enterprise Edition e para as demais NONE.
Porém não é isso que acontece (tanto nas versões 11g quanto 12c), e conforme vou mostrar nos prints abaixo, mesmo em versões standard edition e standard edition one, o valor padrão definido é sim DIAGNOSTIC+TUNING.
Mas qual o problema disso? Se estas features forem utilizadas, mesmo que de forma não intencional, você passa a precisar estar licenciado na versão Enterprise Edition com a feature extra cost DIAGNOSTIC+TUNING.
Desta forma, é preciso ter um cuidado enorme pois, como deve ser de conhecimento a diferença de licenciamento standard para enterprise em si é suficiente para tornar inviável a operação de algumas empresas.
Fonte:
https://docs.oracle.com/cd/E18283_01/server.112/e17110/initparams036.htm
https://docs.oracle.com/cd/E11882_01/license.112/e47877/editions.htm#DBLIC109
Comentários
Postar um comentário