Em breve a Oracle Cloud estará disponibilizando novos shapes E5, baseados na quarta geração dos processadores AMD EPYC 97X4, apelidado de "Bergamo".
O novo processador AMD EPYC 97X4 é projetado especificamente para computação nativa em nuvem, onde a eficiência energética desempenha um papel crucial. Esses processadores apresentam os novos núcleos Zen 4c, que são 35% menores em comparação com os Zen 4.
Uma característica distintiva das CPUs Bergamo é a sua distribuição de núcleos que resulta em uma configuração de 128 núcleos por socket, proporcionando a maior densidade de vCPUs disponíveis.
Este novo shape permitirá um maior número de cores, melhor performance por core, maior largura de banda de memória e maior capacidade de armazenamento.
Os novos shapes E5 devem estar disponíveis para compute standard, dense-IO e compute HPC.
OCI Compute E5 Standard instances - Comparadas às instâncias da geração anterior (E4), as novas instâncias apresentam uma melhoria significativa em eficiência, oferecendo um desempenho por núcleo 33% superior e uma largura de banda de memória 50% melhor. Além disso, nas instâncias bare metal, há um aumento de 50% no número de núcleos, conforme comprovado por testes internos.
OCI Compute E5 HPC instances - As novas instâncias oferecem um desempenho com relação custo-benefício 40% superior em comparação com as instâncias HPC da geração anterior, conforme comprovado por testes internos.
OCI Compute E5 Dense-IO instances - Oferecem uma capacidade de armazenamento 50% maior e um desempenho de armazenamento 63% superior em relação às instâncias Dense-IO E4 anteriores, conforme demonstrado por testes internos.
Abaixo segue o comparativo do processador do shape E4 (AMD EPYC 7J13 64-Core Processor) com o novo processador dos shapes E5 (AMD EPYC 9J14 96-Core Processor) de acordo com o geekbench.
Link para o benchmarking de CPU do shape VM.Standard.E5.Flex, VM.Standard.E4.Flex e VM.Optimized3.Flex com o Sysbench:
https://browser.geekbench.com/v6/cpu/1958356
https://www.eximioti.com.br/post/novos-processadores-amd-epyc-para-a-oracle-cloud-infrastructure
Comentários
Postar um comentário